O Grupo

Em 01/02/2004, fundado pelo professor Alex de Souza Santos (Formiguinha) a  ESCOLA CULTURAL MANGANGÁ CAPOEIRA. Há dezessete anos praticando capoeira. Formiguinha tem como objetivo resgatar os verdadeiros valores da capoeira.


O grupo acredita em elevar o nível da capoeira, tendo a qualidade, respeito e união como sua principal conquista. Atualmente o grupo trabalha com aproximadamente duzentos componentes, entre eles crianças, adolescentes, idosos e portadores de deficiência física.

Com descendentes dos mestres Limão e Bimba, o grupo tem como padrinho um dos mestres mais antigo do mundo em atividade, o Grã Mestre Djamir Pinatti, que acredita na competência e na evolução da arte através da nova geração e nos trabalhos realizado por esta equipe

Filosofia do Grupo

Mangangá Capoeira tem como filosofia desenvolver seus trabalhos em vários níveis, utilizando a capoeira com recursos pedagógicos, artísticos e culturais com objetivo de transformar um verdadeiro atleta de capoeira, resgatando os verdadeiros valores da capoeira e da velha guarda.

Utilizando recursos técnicos e teóricos na formação do capoeirista. Buscando o engrandecimento do caráter, dignidade e valorização pessoal, baseado no respeito, disciplina, socialização e na liberdade de poder se expressar como cidadão na sociedade.

O Mangangá Capoeira desenvolve seus trabalhos baseando-se nas teorias do crescimento e desenvolvimento humano, analisando os aspectos cognitivos, motor, afetivo e social do aluno, procurando proporcioná-los a desenvoltura de habilidades, ações, motoras, integração dentre outros. Para o Mangangá Capoeira, a capoeira é uma arte do passado e do futuro.

É a valorização da expressão corporal de um povo que lutou para conquistar seus valores e que ainda vem lutando. Acreditamos na evolução do homem, que tudo se transforma e se recria. Respeitar e valorizar o passado não significa ficarmos presos a ele, as técnicas requerem dinamismo do homem moderno que respeita seu passado de luta, mas não se prende a ele.